INGREDIENTES

Segredo Revelado! Mandioca, macaxeira e aipim não são a mesma coisa!!

mandioca_macaxeira_aipim

“Como assim?? Mandioca, macaxeira e aipim não são a mesma coisa? Meu mundo caiu!! Eu sempre pensei que fosse tudo igual?”

Calma querido leitor! Nós vamos te explicar tudinho sobre isso! Esta dúvida, que já virou meme nas redes sociais e até estampa para camisetas, é um assunto polêmico que às vezes gera até discussões. 

Mas, hoje nós viemos te contar as principais diferenças destes termos que são usados para se referir a um tubérculo que é cultivado pelos indígenas bem antes da invasão dos europeus.

Para aliviar seu coração, a notícia que eu tenho para te dar é que a mandioca, a macaxeira e o aipim são todos da mesma espécie. Seu nome científico é Manihot esculenta.

Contudo, elas não são consideradas exatamente a mesma coisa, pois o nível de cianeto é o que distingue cada raiz. 

Vem com a gente conferir as principais diferenças!

mandioca_brava
Mandioca

Mandioca

A mandioca, também conhecida como mandioca brava, possui maior concentração de ácido cianídrico, que é uma substância tóxica para o nosso organismo.

Por esse motivo, o recomendado é consumir produtos derivados que passam por longos processos para a retirada do ácido, como a tapioca, féculas e farinhas.

farinha__de_mandioca
Farinha de Mandioca

Além disso, a mandioca possui muitas fibras. Um simples processo de cozimento não é o suficiente para deixá-la com a textura mais macia, nem mesmo para retirar seu veneno. Por isso, ela não deve ser consumida in natura.

No entanto, a mandioca é a base para muitos pratos típicos da culinária paraense. Inclusive, a folha da mandioca, chamada de maniva, é o ingrediente principal da maniçoba, um prato bastante apreciado no Pará.

Lembrando que é do líquido extraído de suas raízes que se produz o famoso Tucupi, como já citamos em outro artigo aqui no nosso blog. 

Aliás, por seu uso na culinária ser um pouco restrito, a indústria têxtil e farmacêutica aproveitam deste ingrediente para a fabricação de produtos não alimentícios.  

A Macaxeira e o Aipim

Mas o que é aipim e o que é macaxeira? Bom, a macaxeira e o aipim são a mesma coisa! Aliás, este ingrediente também é conhecido pelos nomes de mandioca mansa ou mandioca de mesa.

Este tubérculo, apesar de ser da mesma espécie da mandioca brava, possui metade da quantidade de cianeto em sua composição. Por isso, com um simples cozimento na panela de pressão é possível comê-la sem riscos à saúde. 

macaxeira_cozida
Macaxeira ou Aipim

Então, não se preocupe, pois a raiz que você encontra para comprar em supermercados e feiras é a macaxeira! Ou aipim! Ou a mandioca mansa! Nesta situação, tanto faz o nome!

Este alimento é uma excelente fonte de carboidrato, além de ser rico em vitamina C, polifenóis, ácido fólico, potássio, cálcio, entre outras substâncias que contribuem muito para a nossa saúde. 

Além de ser muito benéfica para o nosso sistema cardiovascular, a macaxeira também pode auxiliar no funcionamento do seu intestino, bem como fortalecer seu sistema imunológico. 

Por ajudar na produção da serotonina, ela também pode dar uma “levantada” no seu humor caso você esteja meio borocoxô. 

Outra dica bacana é que por ser um alimento super energético, a macaxeira pode ser um excelente pré-treino, evitando a fadiga e auxiliando no fortalecimento dos seus ossos. Afinal, ela possui cálcio e fósforo na sua composição. 

Agora, você deve estar se perguntando: dá para diferenciar os tipos de mandioca só pela aparência? 

Infelizmente, não! Tanto a mandioca, quanto a macaxeira, tem aspectos muitos semelhantes na casca, no caule, e também na parte interna da raiz. Para diferenciá-las é preciso examinar em laboratório a dosagem de cianeto.  

Gostou de saber mais sobre essa raiz que é tão comum na mesa dos brasileiros??

Para conhecer mais sobre os ingredientes e sabores amazônicos, acesse nosso blog e confira todos os nossos artigos!!

Posts Relacionados

7 comentários em “Segredo Revelado! Mandioca, macaxeira e aipim não são a mesma coisa!!

  1. Evandro disse:

    Dá para diferenciar a macaxeira da mandioca pela casca, a macaxeira a casca saí fácil ao puxar com uma faca (podendo sair inteira), enquanto a mandioca não.

  2. Frederico José Soares Bezerra disse:

    Há várias características que diferenciam a macaxeira da mandioca. Uma delas é o talo das plantas (aquela haste que liga a folha ao caule). Na macaxeira o talo é roxo, já na mandioca é verde.
    Outra característica é a entre casca (aquela parte interna da casca que fica entre a casca externa e a polpa). Na macaxeira, a entre casca é roxa, na macaxeira é marrom esverdeada. Através da polpa é difícil distinguir. Em geral a macaxeira tem a polpa branca, porém, há espécies de macaxeira que tem a polpa amarelada, igual a polpa da mandioca

  3. Valdete disse:

    Eu ja trabalhei em casa de farinha e tenho certeza que macaxeira não é mandioca pois voce nao faz farinha de macaxeira ou aipim e sim farinha de mandioca e que a mandioca voce raspa e é diferente a casca, por que a confusão?

  4. Elcinalva disse:

    E ainda existe outro tipo de mandioca que é a madicaba, ela tem bastante líquido e é adocicada. Pode ser comida in natura ou fazer mingau (mandicueira). Eu já tomei o mingau é uma delícia!

  5. Aliete disse:

    Concordo com você Valdete! Sou amazonense e fui criada com o aipim ou macaxeira, e minha mãe nos oferecia no café das manhães quentinha com manteiga derretendo sobre o aipim. É muito diferente mesmo.

  6. Eliz disse:

    Até quem fim um site falando o certo… Aqui no norte plantamos as duas … Macaxeira se vc tirar da terra já pode ir lavar e cozinhar aí eh ao comer…agora faz isso com a mandioca pra ver se tu conta história depois kkkkkk

  7. Virgílio Edson Amaral da Silva disse:

    Desculpe minha discordância sobre o assunto aipim e macaxeira, embora sejam da mesma família, acho que são diferentes, sou um simples cozinheiro do Pará e, uso com certa frequência a macaxeira nos meus pratos. O aipim a consistência é diferente , mais mole do que a macaxeira.👍🏽

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *