CULTURA, INGREDIENTES

Bacuri: uma das frutas mais populares da região Norte

Você já experimentou o Bacuri?? Esta fruta já foi apreciada até pela rainha da Inglaterra, Elizabeth II, em uma de suas visitas ao Brasil na década de 60. Seu encanto pelo sorvete com esta frutinha agridoce rendeu muitas encomendas posteriores.  

Além disso, há vários registros detalhados sobre o bacuri feitos por alguns jesuítas europeus que vieram para o Brasil, como o padre João Daniel, que viveu mais de 10 anos na região Amazônica. 

Sua fama não é devido somente ao sabor de sua fruta, mas também à sua madeira que sempre foi considerada de excelente qualidade. Por isso, era comum o seu uso na construção de moradias e barcos. 

Apesar de ter suas origens na região Amazônica, o bacuri também é bastante comum no cerrado, e em alguns estados do nordeste, como o Piauí e o Maranhão. 

Quer conhecer mais curiosidades desta fruta e seus principais benefícios para a saúde? Então continue a leitura!

Situação atual da produção do Bacuri

Assim como o cupuaçu, o bacuri possui uma polpa branca em seu interior. Desta polpa se produz diferentes receitas, principalmente sobremesas. 

A quem ache o preço do bacuri muito caro. Contudo, a elevação do seu valor é por causa da sua forma de produção, o extrativismo. Além disso, há os problemas relacionados ao desmatamento que acabam afetando o cultivo dos bacurizeiros. 

A subida dos preços, e a transformação deste alimento em uma iguaria exótica, acaba limitando o acesso de pessoas menos favorecidas financeiramente a esta fruta extremamente nutritiva.

fruta-bacuri
Bacuri
Imagem Canva Pro

Bacuri: principais benefícios para a saúde

O bacuri é rico em vitamina B1 (Tiamina) e vitamina B3 (Niacina), que são excelentes para regularizar seu metabolismo, além de ajudar a controlar a diabetes e os níveis de colesterol.

A presença da vitamina C também atribui a esta fruta propriedades antioxidantes que trazem benefícios não só para a pele, mas também para a sua imunidade. 

Além disso, o bacuri possui cálcio, potássio, zinco e fósforo, que garantem a saúde dos seus ossos e previne doenças como osteoporose, artrite, artrose, reumatismo, entre outras. 

Outro fato importante é a presença dos carotenoides, que são as substâncias que dão as cores amarela ou alaranjada para esta fruta. Junto com outras vitaminas, os carotenoides também ajudam a fortalecer seu sistema imunológico, e protegem nosso organismo do efeito prejudicial dos radicais livres. 

A manteiga e o óleo do Bacuri

Fora a utilização da polpa da fruta, é comum a extração do óleo e da manteiga das sementes do bacuri. Isso porque, eles possuem propriedades medicinais muito conhecidas, principalmente pela população da região amazônica. 

Fato que também atraiu a indústria dos cosméticos. Por isso, marcas famosas como a L’occitane já utilizam deste recurso na fabricação de seus produtos. 

Por ser anti-inflamatória, a medicina popular utiliza a manteiga do baruci para tratar problemas de pele e amenizar manchas. Já o óleo é excelente para tratamentos de: 

  • picadas de insetos, cobras e aracnídeos;
  • dor de ouvido;
  • doenças nos ossos e articulações como artrite, reumatismo…

Mitos para aumentar a produção dos bacurizeiros

Várias práticas são realizadas na tentativa de aumentar a produção do bacuri. Contudo, o problema relacionado a estas práticas, que acabam se tornando mais frequentes por conta do aumento da demanda, são baseados em mitos e crendices populares. 

Chicotear a árvore com um cipó, cortar pedaços da casca, colocar pregos no tronco, amarrar garrafas d’água deixando suspensas nos galhos, ou espalhar areia ao redor do bacurizeiro toda lua cheia, são algumas das atividades feitas por alguns agricultores. 

Os resultados destas práticas são diversos! Quando a safra não é abundante, ou quando os frutos se despregam sem estarem maduros, os praticantes consideram como castigo dos Deuses. Cabe a ciência analisar todos estes mitos e entender se há algum fundamento.

Gostou de saber um pouco mais sobre esta fruta? 

Então clique no botão abaixo e conheça mais sobre os nossos produtos amazônicos!

Não deixe de experimentar também nossa deliciosa geleia de bacuri! Você irá se apaixonar!

Posts Relacionados

Uma ideia sobre “Bacuri: uma das frutas mais populares da região Norte

  1. Clesio Machado disse:

    Para mim, o bacuri e a fruta que se faz o melhor sorvete que já provei, superando até mesmo o cupuaçu que também e maravilhoso eu temos que proteger essa maravilha do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *